Cultura


CONSCIÊNCIA NEGRA



20 DE NOVEMBRO , DIA PARA REFLEXÕES E DECISÕES


A lei N.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Com isso, professores devem inserir em seus programas aulas sobre os seguintes temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.

Com a implementação dessa lei, o governo brasileiro espera contribuir para o resgate das contribuição dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.

A escolha dessa data não foi por acaso: em 20 de novembro de 1695, Zumbi - líder do Quilombo dos Palmares- foi morto em uma emboscada na Serra Dois Irmãos, em Pernambuco, após liderar uma resistência que culminou com o início da destruição do quilombo Palmares.

Então, comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra nessa data é uma forma de homenagear e manter viva em nossa memória essa figura histórica. Não somente a imagem do líder, como também sua importância na luta pela libertação dos escravos, concretizada em 1888.

Porém, hoje as estatísticas sobre os brasileiros ainda espelham desigualdades entre a população de brancos e a de pretos e pardos. Por isso, é importante conhecermos algumas informações sobre o assunto.


História do Dia Nacional da Consciência Negra


Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

Importância da Data


A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.

A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão.

Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados hérois nacionais. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.




Zumbi dos Palmares, o maior ícone
da resistência negra ao escravismo
no Brasil


Vinte de novembro é o Dia Nacional da Consciência Negra. A data - transformada em Dia Nacional da Consciência Negra pelo Movimento Negro Unificado em 1978 - não foi escolhida ao acaso, e sim como homenagem a Zumbi, líder máximo do Quilombo de Palmares e símbolo da resistência negra, assassinado em 20 de novembro de 1695.

O Quilombo dos Palmares foi fundado no ano de 1597, por cerca de 40 escravos foragidos de um engenho situado em terras pernambucanas. Em pouco tempo, a organização dos fundadores fez com que o quilombo se tornasse uma verdadeira cidade. Os negros que escapavam da lida e dos ferros não pensavam duas vezes: o destino era o tal quilombo cheio de palmeiras.

Com a chegada de mais e mais pessoas, inclusive índios e brancos foragidos, formaram-se os mocambos, que funcionavam como vilas. O mocambo do macaco, localizado na Serra da Barriga, era a sede administrativa do povo quilombola. Um negro chamado Ganga Zumba foi o primeiro rei do Quilombo dos Palmares.

Alguns anos após a sua fundação,o Quilombo dos Palmares foi invadido por uma expedição bandeirante. Muitos habitantes, inclusive crianças, foram degolados. Um recém-nascido foi levado pelos invasores e entregue como presente a Antônio Melo, um padre da vila de Recife.

O menino, batizado pelo padre com o nome de Francisco, foi criado e educado pelo religioso, que lhe ensinou a ler e escrever, além de lhe dar noções de latim, e o iniciar no estudo da Bíblia. Aos 12 anos o menino era coroinha. Entretanto, a população local não aprovava a atitude do pároco, que criava o negrinho como filho, e não como servo.

Apesar do carinho que sentia pelo seu pai adotivo, Francisco não se conformava em ser tratado de forma diferente por causa de sua cor. E sofria muito vendo seus irmãos de raça sendo humilhados e mortos nos engenhos e praças públicas. Por isso, quando completou 15 anos, o franzino Francisco fugiu e foi em busca do seu lugar de origem, o Quilombo dos Palmares.

Após caminhar cerca de 132 quilômetros, o garoto chegou à Serra da Barriga. Como era de costume nos quilombos, recebeu uma família e um novo nome. Agora, Francisco era Zumbi. Com os conhecimentos repassados pelo padre, Zumbi logo superou seus irmãos em inteligência e coragem. Aos 17 anos tornou-se general de armas do quilombo, uma espécie de ministro de guerra nos dias de hoje.

Com a queda do rei Ganga Zumba, morto após acreditar num pacto de paz com os senhores de engenho, Zumbi assumiu o posto de rei e levou a luta pela liberdade até o final de seus dias. Com o extermínio do Quilombo dos Palmares pela expedição comandada pelo bandeirante Domingos Jorge Velho, em 1694, Zumbi fugiu junto a outros sobreviventes do massacre para a Serra de Dois Irmãos, então terra de Pernambuco.

Contudo, em 20 de novembro de 1695 Zumbi foi traído por um de seus principais comandantes, Antônio Soares, que trocou sua liberdade pela revelação do esconderijo. Zumbi foi então torturado e capturado. Jorge Velho matou o rei Zumbi e o decapitou, levando sua cabeça até a praça do Carmo, na cidade de Recife, onde ficou exposta por anos seguidos até sua completa decomposição.

“Deus da Guerra”, “Fantasma Imortal” ou “Morto Vivo”. Seja qual for a tradução correta do nome Zumbi, o seu significado para a história do Brasil e para o movimento negro é praticamente unânime: Zumbi dos Palmares é o maior ícone da resistência negra ao escravismo e de sua luta por liberdade. Os anos foram passando, mas o sonho de Zumbi permanece e sua história é contada com orgulho pelos habitantes da região onde o negro-rei pregou a liberdade.







Floripa Teatro - 19º Festival 

Isnard Azevedo



Quando a cidade vira palco
 As cortinas se abrem mais uma vez para o Floripa Teatro – Festival Isnard Azevedo, evento que se consolida como um dos mais importantes da cena teatral catarinense. O festival de Florianópolis chega à 19ª edição, comemorando o alcance de uma meta planejada cuidadosamente nos últimos anos. Em 2012, o evento atinge 100% de gratuidade em sua programação, oferecendo atividades para diferentes tipos de público e contribuindo, desta forma, para ampliar o acesso da população à arte milenar do teatro.
Com a responsabilidade de quem já percorreu uma longa trajetória desde 1993, o Festival Isnard Azevedo aprimora-se a cada ano para dinamizar a vida cultural da cidade. De 21 a 29 de setembro, o espaço urbano será transformado em um grande palco, valorizando a diversidade de linguagens teatrais, formando plateias e incentivando a troca de experiências.
Respeitando a geografia do município, o Floripa Teatro vai subir os morros, visitar o interior da Ilha e atravessar a Lagoa da Conceição, aportando na Costa da Lagoa. Vai ocupar teatros, praças, ruas, lonas e casas de espetáculos para emocionar crianças e adultos. Quarenta e um coletivos teatrais de sete estados do Brasil e um convidado de Portugal levarão a magia teatral a 42 espaços em diferentes comunidades na Ilha e região continental, somando 120 apresentações.
Serão nove dias de atividades, entre espetáculos, oficinas, debates e trocas de experiências com atores, técnicos, produtores, diretores e o público. Oferecendo a cada participante nossos aplausos e hospitalidade, desejamos a todos uma boa temporada de aprendizagem e convivência!

Sidneya Gaspar de Oliveira
Superintendente da Fundação Cultural de Florianópolis
 Franklin Cascaes (FCFFC)




Ingressos para o espetáculo do teatro Bolshoi começam a ser distribuidos


Apresentação da companhia marca reinauguração do Teatro Ademir Rosa.


Convites gratuitos podem ser retirados até quarta (19) na bilheteria do CIC.


Teatro do CIC foi todo reformado (Foto: Neiva Daltroso/Divulgação)





Os ingressos para o espetáculo de reinauguração do Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), começam a ser distribuídos nesta segunda-feira (17). Os convites gratuitos podem ser retirados até quarta-feira (19), das 13h às 19h, na bilheteria do CIC, que fica no bairro Agronômica, em Florianópolis.
A reabertura do teatro ocorre no dia 20 de setembro, às 20h, com espetáculo da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Os bailarinos sobem ao palco com a obra 'Grande Suíte do Balé Don Quixote'. O evento é aberto ao público, mas as entradas são limitadas ao número de poltronas: 906.




Ler é bacana
Thalita Rebouças, a escritora cultuada pelos adolescentes
http://www.thalita.com/site/










Independência do Brasil

Que reflexões podemos fazer assistindo aos videos e acessando o link abaixo, como vemos e pensamos a independência do Brasil?

http://historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=3



         



Obras primas do museu d'Dorsay vêm pela primeira vez ao Brasil

A partir de agosto, CCBB ( Centro Cultural do Banco do Brasil) reunirá quadros impressionistas de pintores como Monet, Van Gogh, Manet e Renoir em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Obras consagradas, arquitetura única e o charme francês. O Museu d’Orsay, em Paris,  http://www.musee-orsay.fr/ é um dos museus mais visitados do mundo e não é à toa. Localizado no Jardin des Tuileries, na margem esquerda do Rio Sena, o espaço abriga a mais importante coleção de obras impressionistas do mundo.

No entanto, a partir de agosto, os brasileiros não precisarão cruzar o Atlântico para apreciar obras de gênios como Monet, Van Gogh, Cézanne e Renoir que pertencem ao acervo do museu francês. Pela primeira vez, 85 obras do d’Orsay estarão no Brasil para a exposição “Impressionismo: Paris e Modernidade, Obras-Primas do Acervo do Museu d’Orsay de Paris, França”. A mostra vai de 4 de agosto a 7 de outubro, no CCBB de São Paulo, e de 22 de outubro de 2012 a 13 de janeiro de 2013, no CCBB do Rio de Janeiro.

“Trata-se do maior projeto da história do CCBB. É a nossa maior ação na área cultural e será um marco para o Brasil”, afirma Marcos Montoan, gerente do CCBB São Paulo. 

Entre as principais obras está o “Tocador de Pífaros”, de Manet, pintura recusada no Salão Oficial de Paris em 1867 – o escritor francês Émile Zola ajudou a tornar a tela histórica escrevendo um ensaio sobre ela.




Aos professores, alunos e amantes do cinema

sugerimos visitar a página do projeto financido pela Petrobrás, o PortaCurtas, disponível em :   http://www.portacurtas.com.br
Lá se encontram catalogados cerca de 4000 curta metragens dos principais festivais de cinema brasileiros, dos quais cerca de 400 já podem ser assistidos na sua totalidade. Uma dica importante para os professores que quiserem fazer uso didático em suas aulas, das imagens contidas nestes filmes. Ao entrar na página, no canto superior esquerdo, em NAVEGUE, selecione PROFESSOR e entre aqui. Lá se encontram cadastrados os comentários de diversos professores sobre os usos que já realizaram das imagens, com seus comentários e outras ações.








86 Filmes brasileiros completos no Youtube:  

                                        http://bit.ly/OWuFXr

Tem ótimos filmes como: Janela da Alma, Cidade Baixa, Baixio das Bestas, Estômago, Carandiru, Budapeste, Lixo Extraordinário, entre outros... 







 Itaú Cultural                                                        

O Itaú Cultural contribui para a valorização da cultura de uma sociedade tão complexa e heterogênea como a brasileira. É um instituto voltado para a pesquisa e a produção de conteúdo e para o mapeamento, o incentivo e a difusão de manifestações artístico-intelectual.


O Itaú Cultural disponibiliza gratuitamente na internet bases de dados sobre diferentes expressões artísticas. Aqui reunidas, estas enciclopédias, constantemente revisadas, atualizadas e aprimoradas, apresentam informações sobre conceitos, obras e artistas.








                         Cinema gratuito para professores


Atenção professores(as), No link: http://www.escolanocinema.com.br/
está disponível a ficha cadastral para fazer a carteira de professor e  garantir seu ingresso com acompanhante no cinespaço Beira Mar todos os sábados na primeira sessão da tarde.

















               



Nenhum comentário:

Postar um comentário